Últimas Notícias

CAMPUS III DA UEPB DE GUARABIRA/PB GANHA REVISTA ACADÊMICA PELO DEPARTAMENTO DE LETRAS. Confira!

Créditos: Cleiton Lira


O Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) localizado na cidade de Guarabira – PB, através da cooperação da EDUEPB (Editora da UEPB) e de seus idealizadores, o aluno de graduação do curso de Letras Português Cleiton da Silva Duarte Lira e o Prof. Dr. Willian Sampaio Lima de Sousa, membro do corpo docente do Campus III, vem a público anunciar a criação da SIRUIZEstudos Linguísticos e Literários, revista científica do Departamento de Letras que surge diante de um cenário de pandemia para fortalecer a produção científica na comunidade acadêmica, mas também com a função propulsora de incentivar alunos de graduação a ingressarem em pós-graduações e a contribuir, por meio de produções científicas, para a vasta área dos saberes. 

Na foto: Cleiton Lira em
Portugal. Créditos: Cleiton Lira
O Campus III - há muito tempo -, se encontrava ausente de uma revista própria que fornecesse tanto ao corpo discente quanto ao corpo docente, a oportunidade de se destacarem frente a outros Campi os quais já possuem pelo menos uma revista acadêmica. E qual o impacto, precisamente, que a SIRUIZ simula para o Campus III de Guarabira? Conforme entrevista com Cleiton Lira, editor chefe e um dos fundadores da revista, tanto o rol de graduandos que estão em fase final de defesa de seus TCCs quanto os que ingressaram há pouco tempo, poderão, a partir de sua assiduidade e esforço próprios, concluir o curso com produção o suficiente para disputar vagas em pós-graduações, nomeadamente nos mestrados 
que, a cada seleção, recobram mais esforços de seus candidatos ao ingresso de suas seleções. A ideia, portanto, é dar mais vazão para alunos de graduação e valorizá-los, assim como professores de altas patentes, o que, na observação de Cleiton, tem ocorrido de modo improporcional, ou seja, há muitas revistas científicas, mas muitas, em sua maioria, fortalecem a produção científica estreitando o público-alvo para professores de altas patentes e, por outro lado, cerceando as oportunidades para alunos de graduação.

Ainda segundo o entrevistado, os eventos ofertados no Campus III são insuficientes quando o que é levado em consideração pelas pós-graduações é a qualidade das produções científicas; trabalhos publicados em anais de eventos, de aspecto local, são diferentes de trabalhos publicados em periódicos, revelando realidades distintas e estratégias curriculares distintas. A SIRUIZ Estudos linguísticos e literários é uma revista de periodicidade quadrimestral, ou seja, publicará trabalhos três vezes por ano, iniciando o seu primeiro volume no mês de janeiro, ficando a data a ser divulgada no site da revista.

Para mais informações, acesse o site da revista e fique atento a primeira chamada da revista que acontecerá logo em breve:

http://novo.revista.uepb.edu.br/index.php/siruz/index


 

Matéria de João Paulo Ferreira da Silva

Entrevistado: Cleiton da Silva Duarte lira

Nenhum comentário