Ministério muda orientação e sugere que pessoas procurem unidades de saúde nos primeiros sintomas de coronavírus
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (9) uma nova orientação em relação às medidas a serem tomadas em caso de sintomas da covid-19. Ao contrário do que era sugerido desde o início da pandemia, agora, ao identificarem os primeiros sintomas, as pessoas devem procurar unidades básicas de saúde ou unidades de pronto atendimento (UPAs) para receber diagnóstico e o tratamento necessário à doença identificada.
Antes, conforme orientação da pasta, caso os sintomas fossem leves, o paciente deveria ficar em casa, isolado.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério, Élcio Franco, a medida está relacionada às evidências de que o tratamento precoce diminui as chances do agravamento do quadro de saúde. Desta forma, seria possível evitar superocupação de leitos de unidades de tratamento intensivo (UTIs).
— Antigamente, ao sentir sintomas leves havia orientação de que o paciente permanecesse em casa, mas a agravamento pode ser mais rápido dessa forma e o paciente chega no hospital direto para a UTI para ser intubado — explica Franco.
Os hospitais também podem ser procurados em caso de fechamento das UPAs ou unidades básicas de saúde, conforme informou o secretário. Ele afirma que as unidades estão preparadas para receber novos pacientes, já que centros comunitários de triagem foram criados e houve reforço na estrutura de atenção primária com a contratação de médicos pelo Mais Médicos.
Fonte: Gaúcha ZH
Nenhum comentário