Últimas Notícias

VIVEMOS DUAS PANDEMIAS E BUSCAMOS A CURA DE UMA (?)


Política não se faz só com boa vontade, embora ela seja indispensável. A mola propulsora. Talvez, decorrente dessa falta, estejamos vivendo um descrédito e um desprestígio da política. É bem verdade, nos faltam políticos bem intencionados, ou melhor dizendo; são poucos, os que agem intencionalmente para o bem (coletivo).
Mas ... política também não se faz só de boa vontade. Se faz com conhecimento. Política é uma arte. Não que a experiência não conte, nos ensine algo. Pelo contrário, também aprendemos fazendo. No entanto, a política não é feita só com boa vontade, conhecimento e experiência.
Política se faz com ética e empatia. Isso implica solidariedade, responsabilidade consigo e com os outros. Implica coletividade. Em aplicar o princípio, também bíblico, de não desejar e fazer ao outro aquilo que não gostaríamos que fosse feito com nós mesmo. Mas, a política não requer apenas boa vontade, conhecimento, experiência e ética.
Política requer sonho. Um político nunca deixa de sonhar. Política requer "acreditar na mudança." É sempre (in) conformar-se. Pensar para além das fronteiras.
Mas... pouco vale ter boa vontade, conhecimento, experiência, ética, sonho e não agir. Política é ação.
E ... Num contexto novo as eleições mais uma vez se aproximam: enquanto vivemos uma nova pandemia (COVID-19) e convivemos com a falta de política, para ser ainda mais claro, com a negação dela. Tempo dito, lido e visto como obscuro e difícil.
Estaríamos convivendo com duas pandemias?
Por ironia do destino... "a cura" para pandemia provocada pelo COVID-19 é justamente boa vontade, conhecimento, experiência, ética - solidariedade - sonho (acreditar na ciência e na cura) e ação (esforço coletivo e prático dos profissionais da saúde e da sociedade como um todo).
Isso que tem sido o remédio, enquanto se busca (m) a cura. Repito! Boa vontade, conhecimento, experiência, ética e solidariedade, sonho e ação tem sido os remédios para o covid-19. É essa remediação que tem evitado ou pelos menos diminuirá os males provocado pela pandemia. É isso que protegerá quem nós amamos e, quando inevitável, garantirá um melhor cuidar e assistir aos infectados.
Vivemos duas pandemias e devemos nos esforçar proporcionalmente para encontrar a remediação e a cura para ambas.
Se há remediação para enfrentarmos uma; se para o COVID-19 só é possível, no momento, amenizar e remediar os males provocados - enquanto buscamos um cura, o que requer tempo e ciência, que utilizemos, então, o mesmo "remédio" para os males provocados pela pandemia (APOLITICAL-17) da não política.
Nem "cloro" nem "quina". Mas, boa vontade, conhecimento, experiência, ética, sonho e ação. Sempre vigilantes. Remediando! Enquanto não temos a cura.
Afinal, o que tem dado certo para enfrentar uma poderá ser remediação e remédio para buscar a cura da outra. Uni-vos, cada um em sua casa, porque ambas são letais. Vivemos duas pandemias e buscamos a cura só de uma (?).

Pedro Torres. Apenas. Um. Rapaz. Latino. Americano.
Historiador (UEPB)

         

Nenhum comentário