Com Status de Verdade: Vale e Tuv Sud emitiam declarações falsas para comprovar a segurança de 10 barragens em Minas Gerais
"A Vale matou o meu filho. Ela sempre falou que se importava com a vida. Na verdade? A Vale só se importa com os lucros."
Essa fala que chega a dar um nó na garganta é da dona Anastácia do Carmo. A lama da Vale matou o que ela mais amava na vida, o filho Cleiton Moreira. A dona Anastácia me disse que não está preocupada com esse dinheiro sujo de sangue que a mineradora quer dar pra ela. Ela só queria que o filho respondesse as mensagens no celular e sentasse com ela pra tomar o café da manhã como ele fazia todos os dias.
Essa é uma das centenas de histórias que eu ouvi ao longo de um ano de cobertura do crime socioambiental da Vale, em Brumadinho. Um ano se passou desde o dia 25 de janeiro de 2019, quando 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério saíram a mais de 100 kms por hora daquela barragem. Os rejeitos destruíram tudo que encontraram pela frente. O restaurante cheio de funcionários, casas, carros, pousadas, vidas, famílias, sonhos. Tudo debaixo da lama. Tudo!
A mineração que sempre nos deu orgulho e foi tratada como sinônimo de riqueza. Aquela mesma mineração que está no nome do nosso estado. A mineração que era sinônimo de progresso, praticada de maneira equivocada, matou 259 pessoas. Outras 11 ainda estão desaparecidas. 11 famílias não tem sequer um corpo pra enterrar. Elas choram a ausência.
Um ano se passou. E sabe o que o Governador de Minas disse nesta semana? O Romeu Zema afirmou que a Vale tem demonstrado "resistência" em acordos com o governo. Acreditem. Depois de tudo, a Vale demonstra resistência em acordos com o governo para arcar com os prejuízos que ela mesma causou.
Nesta semana, a Polícia Civil informou que Vale e Tuv Sud emitiam declarações falsas para comprovar a segurança de 10 barragens em Minas Gerais, entre elas a de Brumadinho. A Vale não avisou as famílias do Córrego do Feijão sobre isso. A Vale não teve sequer a capacidade de manter um sistema de sirenes funcionando para alertar aquelas pessoas deram a vida pra ajudá-la a lucrar bilhões
Enquanto as mães choram neste dia 25, os executivos da Vale e da Tuv Sud ouvem e assistem as reportagens de casa. Até hoje, NINGUÉM está preso. #brumadinho
Por: Mardélio Couto - Band News BH
Nenhum comentário