Últimas Notícias

Duas Estradas: A Ditadura do som, em: O Trenzinho da alegria


Após os apelos constantes da sociedade civil, de ativistas, e educadores, e após diversos acidentes que vitimavam crianças e adolescentes nos populares '' paus de arara '', o Governo Federal criou o “Programa Caminhos da Escola”, a medida proporcionou mais segurança, conforto, e facilidade no deslocamento até as instituições de ensino, nos ônibus que ficaram conhecidos como ''amarelinhos''.   

Na Paraíba, dezenas de ônibus escolares foram liberados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em Duas Estradas-PB, foram distribuídos alguns ao longo do tempo. O veiculo é utilizado para as mais diversas funções, dentro e fora do âmbito municipal. 

O Trenzinho da alegria, antes um veiculo que geralmente faz passagens nas datas comemorativas no município, sobre tudo no dia das ''crianças'', no entanto se ''instalou'' no amarelinho que faz o transporte dos alunos ao município de Guarabira-PB. Pois como é tipico dos trenzinhos da alegria, o som faz a festa, tocando as paradas de sucessos, e músicas que marcaram época no Forró. 

A Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba aprovou a lei estadual 9977/2013, e o governador a época Ricardo Coutinho, sancionou no dia (15) quarta feira - 15/05/2013. O dispositivo estadual proíbe a utilização de som em modo alto-falante em transportes públicos e ou coletivos. 

São considerados aparelhos sonoros telefones celulares, ipods, tablets, notbooks, netbooks, rádios, MP3, MP4, caixas de som portáteis, tocadores pessoais de música em formato digital, pen drive acoplado a caixas de som e similares.

O usuário de transporte público que infringir a lei, e se negar a desligar o aparelho, quando chamado a atenção, ou quando solicitado, pode ser notificado a pagar multa no valor de R$ 1 mil. A lei no entanto não rege sobre os transportes escolares, o que dar a infeliz abertura para a utilização e falta de bom senso dos motoristas e alunos de aparelhos de áudio em modo alto-falante.

Relatos que davam conta desse tipo de expediente já foram feitos em emissoras de Guarabira e Região, o que demonstra a falta de bom senso, educação de estudantes e motoristas quanto ao uso desses aparelhos de som, fazendo com que estejamos vivendo a ''ditadura do som''. Se você leu a matéria, o que acha sobre o assunto? Isso acontece na sua cidade? Entre em contato conosco, e deixe o seu comentário, através do nosso e-mail; contatogazetadaparaiba@gmail.com - A sua identidade será resguardada. 

Nenhum comentário