Últimas Notícias

Dom Aldemiro e irmã Naíze serão agraciados com o título de cidadãos guarabirenses, nesta terça


O Bispo da Diocese de Guarabira, Dom Aldemiro Sena dos Santos, receberá nesta terça-feira (18/12), às 16 horas, em sessão solene da Câmara Municipal de Guarabira, o título de cidadão guarabirense.  Outras nove personalidades serão agraciadas com a honraria. A Comenda Direitos Humanos Dom Marcelo será entregue a freira Maria Naíze Leite (Vice-Chanceler da Cúria Diocesana) e ao Padre Pedro Alexandre (Pároco em Belém).

Dom Aldemiro Sena dos Santos nasceu em Ibirataia, no sul da Bahia, em 26 de junho de 1964, e em 1966, foi batizado pelo bispo daquela época, Dom Frei Caetano, que era bispo da Diocese de Ilhéus. Tem uma  família de oito irmãos, o pai já é falecido e mãe mora na sua terra natal no norte da Bahia.

É formado em Filosofia e Teologia pelo Instituto de Teologia de Ilhéus Em 1992, foi ordenado sacerdote na Catedral de São Sebastião, em Ilhéus. Como presbítero, exerceu entre os anos de 1993 a 1996, o posto de reitor do Seminário Menor São Domingos Sávi, em Ilhéus. Foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Escada, em Olivença, Ilhéus.

De 1996 a 1998, exerceu o sacerdócio na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Barro Preto, Ilhéus. Depois foi nomeado coordenador de pastoral diocesano pelo bispo Dom Mauro e em seguida foi transferido para a paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Malhado. Paralelo à esse serviço paroquial, também foi nomeado coordenador do Centro de Treinamento de Líderes Cristãos, que é a casa de formação dos leigos da nossa diocese.

Depois dessa experiência, foi nomeado pároco da paróquia São Francisco de Assis, também em Ilhéus, e passou quase nove anos naquela paróquia. Em seguida, o bispo o nomeou ecônomo da Diocese e juntamente com esse serviço, foi nomeado pároco da Paróquia de São Jorge em Ilhéus.


Em 04 de outubro de 2017 Aldemiro foi anunciado pelo Papa Francisco como Bispo de Guarabira. Em 17 de dezembro foi ordenado para a nova missão em solenidade ocorrida em Ilhéus (BA) e em 02 de fevereiro de 2018 foi empossado canonicamente em Guarabira.



Fonte: Pascom Diocesana

Nenhum comentário