Coluna do Gutemberg Leite: Jornalista e Vocação
"Desapareceram das redações os profissionais de espírito combativo, como aqueles que fizeram a grande história do jornalismo paraibano, em particular, e do país de um modo geral. Esse jornalismo era emoldurado por uma aura de romantismo, de renúncia, coragem e sobretudo de idealismo".
Texto de Severino Ramos em seu livro MEMÓRIAS DE UM REPÓRTER. (1994).
Se das redações desapareceram esses profissionais...das faculdades também. O sumiço de estudantes vocacionados para o jornalismo.
Na minha época de estudante eu ví essa "deficiência". Muitos estudantes e poucos vocacionados. Isso era patente e contundente na hora de "botar a mão na massa", na hora de escrever principalmente...
Em trabalhos de leituras por exemplo ouvi muitas reclamações e chiadeiras."Não aguento mais essas aulas com leituras de textos". Era a reclamação.
Ler e escrever para jornalistas é tão essencial como o cimento e a colher de pedreiro são para o profissional "do pesado" que os usa para ganhar a vida...
Ser jornalista exige ter espírito de combate. É preciso ter amor à profissão.
Certa ocasião, em um debate para os estudantes, um jornalista convidado disse que na sua época de acadêmico "quarenta se formaram em jornalismo mas somente quatro estavam "no batente" os outros (36) se desiludiram. com a profissão.
Na verdade, não nasceram para o jornalismo.
Hoje é do mesmo modo.Muitos estão nas salas de aulas mas não se identificam com a àrea estudada. Aí, quando se formam viram "zumbis"...Apenas possuem o diploma.Nada fazem que os identifiquem como jornalistas...
O jornalista tem uma responsabilidade social grande. Também uma notória relevâcia.
Não pode ser medíocre.
"O jornalista é, ao mesmo tempo, funcionàrio de uma empresa capitalista, responsável pela produção de uma mercadoria (a notícia) submetida às leis de mercado; e uma espécie de contra-poder, cuja autoridade, delegada pela sociedade, lhe permite fiscalizar as instituições em nome do interesse público", diz Fábio Henrique Pereira em seu livro "Da Responsabilidade Social ao Jornalismo de Mercado".
De fato, jornalista deve ter vocação para estudar (nas faculdades) e vocação também para exercer a profissão (em algum lugar, por algum meio de transmissão de comunicação.)
Tem que ter talento.
Tem que amar a leitura.
Tem que amar escrever.
Tem que ter paixão...pelo JORNALISMO!
Para interagir com o colunista, basta enviar uma mensagem para o blog – usando o Menu Contato – ou mandar um e-mail para: Gutembergimprensa@hotmail.com - Gutemberleite46@gmail.com – Ou se preferi através do seu WhatsApp pessoal: 98625-5570.
#Coluna#jornalismoColaborativo#Óticasocial
Nenhum comentário