Últimas Notícias

Tremor atinge o Haiti horas depois do terremoto que deixou mais de 300 mortos


Um tremor de magnitude 5,8 na Escala Richter atingiu o Haiti neste sábado (14) horas depois do primeiro terremoto, de magnitude 7,2, que deixou mais de 300 mortos no país. 

De acordo com o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC, na sigla em inglês), o novo tremor foi menor e ocorreu a uma profundidade de 8 km. Ainda não há informações de vítimas.

Mais cedo, o primeiro terremoto deixou centenas de mortos e feridos, derrubou igrejas, hotéis e casas. O epicentro foi identificado a 8 km de Petit Trou de Nippes, a cerca de 150 km da capital, Porto Príncipe, e teve profundidade de 10 km.

Os efeitos chegaram a ser sentidos em Cuba e na Jamaica. 

Em Lee Cayes, moradores disseram que houve breves enchentes na cidade costeira. Houve pânico por medo de um tsunami, mas a água teria recuado em seguida. Veículos de imprensa relataram que algumas pessoas já haviam fugido para áreas mais altas.

Embora seja potencialmente maior na Escala Richter do que o terremoto de magnitude 7 de 11 anos atrás, que matou cerca de 300 mil pessoas no país, este foi mais longe da capital e deve registrar menos vítimas. 

O primeiro-ministro Ariel Henry declarou estado de emergência de um mês. O presidente norte-americano Joe Biden autorizou uma resposta imediata e nomeou Samantha Power, administradora da Agência para Desenvolvimento Internacional, para coordenar a operação.


Fonte: TV Band 

Nenhum comentário