Últimas Notícias

REVISTA DO DEPARTAMENTO DE LETRAS DO CAMPUS III DA UEPB TEM NOVO EDITOR-CHEFE.

Figura 1: Paulo Vinícius Ávila Nóbrega.
Fonte: Arquivo pessoal do autor no facebook.


A SIRUIZ - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS é o primeiro periódico científico do Campus III da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), fundado durante o mês de dezembro de 2020 através do qual se notabilizou pelo Departamento de Letras do qual foi originado. 

Nos últimos meses, a revista vem passando por crescentes transformações acerca de suas políticas editoriais e administrativas, sem as quais, por sua vez, seria impossível a sua existência enquanto vínculo institucional e melhor qualidade de serviços gratuitos a toda comunidade acadêmica. 

Com o objetivo de estabelecer mais atividade e visibilidade para a SIRUIZ, o Prof. Dr. Paulo Vinícius Ávila Nóbrega, membro do corpo efetivo do Campus III e professor do curso de Letras/Português, integra a nova equipe de gerência como Editor-chefe. 

Mas afinal, quem é esse professor? E qual a sua importância para a comunidade acadêmica e, sobretudo, para a SIRUIZ?

Professor do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba. Possui Mestrado em Linguística, com pesquisa em Aquisição da Linguagem pelo PROLING (Programa de Pós-Graduação em Linguística), na Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Linguística na mesma instituição, com Estágio-Sanduíche na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordena o GEILIM - Grupo de Estudos Interdisciplinares: Linguagem, Interação e Multimodalidade. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Contínuo Gestuo-Vocal: Aprofundando a Matriz Multimodal em Aquisição da Linguagem, desde 2013, e do Núcleo de Estudos de Alfabetização em Linguagem e Matemática (NEALIM), desde 2018 (INFORMAÇÕES DA PLATAFORMA LATTES).

Uma revista científica é configurada mediante parcerias, obrigações e deveres, de modo a oferecer melhor qualidade de publicações e mais incentivo a produção científica. Neste sentido, pensamos em um vínculo entre a revista e o GEILIM (Grupo de Estudos Interdisciplinares: linguagem, interação e multimodalidade) de modo a promovermos, em maior escala, mais oportunidade de formação intelectual, pessoal e acadêmica, á medida que se cresça e se atinga objetivos tidos por "impossíveis". O Campus III é deficiente em periódicos ou grupos de pesquisa, assim como em parcerias de grande utilidade, neste sentido, como pessoa, profissional e amigo, o professor vem a contribuir de forma ativa, efetiva e com ações criativas que irão fortalecer a filosofia da nossa revista: DESBUROCRATIZAR O ACESSO A PUBLICAÇÃO EM REVISTAS CIENTÍFICAS POR GRADUANDOS E O INCENTIVO A PESQUISA E A PÓS-GRADUAÇÃO.

E NA ATUALIDADE? O QUE O PROFESSOR PAULO ANDA FAZENDO?

Líder do GEILIM pela UEPB, o professor está ativo em dois projetos de extensão:

1ª Diálogos Sobre Aquisição da Linguagem e formação de professores na paraíba e no amazonas;

2ª Diálogos interdisciplinares e interinstitucionais da linguagem. 

Ambos os projetos discutem temas da atualidade e pertinentes a uma revisitação sobre os estudos que se movimentam em torno de práticas teórico-metodológicas sobre o "fazer educacional", isto é, sobre novos métodos que se notabilizam na atual crise de pandemia e que, por meio de recursos multimodais no Ensino de Língua Portuguesa, por exemplo, podem contribuir para esse momento atípico de pandemia.

Quer saber mais sobre o professor? Visite o perfil dele no Instagram e no Facebook:

Instagramhttps://www.instagram.com/professor_pauloavila/

Facebookhttps://www.facebook.com/paulo.avila.7355

Link da revista: http://novo.revista.uepb.edu.br/siruz/index


REDAÇÃO

Colunista: Cleiton da Silva Duarte Lira (UEPB)

E-mail: professorcleitonlira@gmail.com







Nenhum comentário