UnB realiza seminário internacional sobre ação humanitária
A Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (FD/UnB) sedia em 4 e 5 de outubro o Seminário Internacional “Ação Humanitária e Contexto Latino-Americano: Migrações e Outras Perspectivas desde a Colômbia, México e Brasil”, evento que tem como intuito marcar o início da cooperação acadêmica e da sociedade civil em torno da Rede de Ação Humanitária (NOHA) na América Latina.
A UnB será a primeira universidade no país a oferecer oportunidades de formação na área, em cooperação com outras instituições latino-americanas que vêm se dedicando ao tema, como El Colégio de México e Pontifícia Universidade Javeriana, sediada em Bogotá.
A necessidade de formação de pessoal especializado para atuar no campo da ação humanitária tem sido negligenciada em todo o continente, enquanto na Europa e em outros continentes, incluindo na Ásia, a NOHA tem tido destacada atuação para oferecer mestrado e capacitação multidisciplinar a graduados de áreas que buscam formação universitária para intervir em situações de emergências humanas complexas.
O seminário tratará de temas como o fenômeno das migrações de pessoas em todo o continente latino-americano, que alcançou um impacto profundo nas relações entre sociedades de países situados ao sul do continente, como Brasil e Venezuela, assim como os efeitos de desastres naturais e ambientais cujos problemas decorrentes da ação humana tem causado extremo sofrimento e vulnerabilidade a distintos grupos humanos e a toda sociedade. Também situações oriundas de conflitos armados internos, como o caso colombiano, e suas consequências no deslocamento forçado de pessoas serão analisadas por especialistas latino-americanos e europeus ao longo dos dois dias do evento.
O seminário terá a presença da reitora da UnB, Márcia Abrahão, na mesa de abertura, e a conferência inaugural será proferida pela reconhecida jurista Deisy Ventura, da Faculdade de Saúde da Universidade de São Paulo (USP).
Fonte: Correio Braziliense
Nenhum comentário