Mapa eleitoral definido: Paraíba tem cinco candidaturas ao governo e Brasil conta com 14 nomes na disputa presidencial
Passado o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções, os partidos homologaram as suas candidaturas ao governo do Estado, Senado, Câmara Federal, Assembleia Legislativas e Presidente da República, definindo assim o mapa eleitoral na Paraíba e no país.
Na Paraíba cinco nomes foram lançados para disputar o cargo de governador nas próximas eleições. Disputam a chave do Palácio da Redenção no próximo pleito, João Azevêdo governador (PSB) e Lígia Feliciano (PDT) como vice; José Maranhão (MDB) e Bruno Roberto (PR); Lucélio Cartaxo (PV) e Michele Rodrigues (PSDB), Rama Dantas (PSTU) e Emanuel Candeia; e Tárcio Teixeira (PSOL) e Adjany Simplicio.
Em nível nacional, os partidos definiram 14 nomes para disputar a Presidência da República em 2018 até a noite de domingo (5), prazo final das convenções destinadas a definir candidatos e coligações. O número ainda pode mudar até o dia 15 deste mês, data limite para o registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Uma das mudanças foi a desistência da candidatura de Manuela D’Ávila, do PCdoB.
No fim da noite desse domingo (5), o PT anunciou o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como candidato a vice-presidente na chapa liderada por Lula, e fez um acordo com o PCdoB que pode transformar Manuela D’ Ávila em candidata a vice depois que a Justiça Eleitoral se manifestar sobre a candidatura do ex-presidente.
A estratégia do PT é levar o nome de Lula como candidato à Presidência da República até a Justiça Eleitoral decidir se o ex-presidente, que está preso, poderá ou não disputar as eleições de 2018.
Lula está preso desde abril em Curitiba, condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro – o que, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, o torna inelegível. A questão precisa ser decidida pelo TSE e só deve ser julgada depois do registro oficial, que ocorre até o dia 15.
Na última sexta-feira (3), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reafirmou que o prazo para que os partidos definissem a chapa, formada por candidatos a presidente e a vice-presidente, se encerrava neste domingo.
Fonte: PB Agora
Nenhum comentário