Coluna do Gutemberg Leite: Jornalismo: Imagem e Texto


No jornalismo o texto é essencial e a foto também. Para a TV não basta o repórter falar, é preciso ter a imagem ou imagens. Papel do repórter cinematográfico. Para o jornalismo impresso, ou On line, também a dinâmica é a mesma. Textos e imagens devem estar juntos.

Numa crônica, artigo, editorial, não precisa  fotos ou imagem. Só a escrita. Nas NOTÍCIAS E REPORTAGENS precisa ter o "casamento" do texto com a imagem. Jornais impressos as vezes fazem reportagens apenas com imagens e textos legendas explicando aos leitores as cenas captadas pelo repórter fotográfico.

Uma equipe de reportagem é composta por repórter, fotógrafo, técnicos e cinegrafistas.
Hoje com o avanço da tecnologia o trabalho da imprensa avançou. Textos e imagens chegam pelas redes sociais às redações com rapidez.

Em seu livro "A PRÁTICA DA REPORTAGEM", Ricardo Kotscho nos dá uma palha sobre o trabalho em conjunto do repórter com o fotógrafo: " O telefonema de um leitor contando uma sacanagem qualquer, pode salvar um dia fraco de pauta. Pode ser um trote, claro, mas é sempre bom conferir com os próprios olhos e, em vez de ficar "checando a procedência da informação", como preferem alguns burocratas, o melhor mesmo é avisar a chefia e ir logo pra rua e ver o que se passa. No natal de 80, o telefonema de um leitor deu meia página de jornal e a demissão do médico-chefe de um posto do Inamps"...

No posto, os funcionários e o médico responsável se confraternizavam enquanto centenas de pessoas com consultas marcadas não eram atendidas. Gente até sentindo dores estavam lá...Relata o jornalista no livro. Um agente de segurança berrou: " Aqui não entra ninguém".

O relato no livro prosegue: " Enquanto o agente de segurança tentava esconder o que acontecia lá dentro, o fotógrafo Gil Passarelli, no prédio à frente, armado com uma teleobjetiva, flagrava a festinha de natal dos médicos e enfermeiros.

Repórter e fotógrafo têm que trabalhar sempre juntos, como os autores da letra e da música debuma composição. Se Gil não tivesse feito as fotos seria a minha palavra contra a deles. No dia seguinte, simplesmente desmenteriam a matéria e nada aconteceria. O repórter nunca deve esquecer que o texto e as fotos tem exatamente a mesma importância dentro do jornal"...

Aí entrou o jornalismo de serviços à população. O chefe do posto do Inamps foi demitido e os outros também foram punidos.

O texto e a imagem jornalisticamente bem feitos são prestações de serviços para a sociedade. Assim, hoje como sempre, o trabalho jornalístico é essencial às pessoas, às sociedades. E o texto com a imagem faz o "casamento" perfeito da comunicação.



Para interagir com o colunista, basta enviar uma mensagem para o blog – usando o Menu Contato – ou mandar um e-mail para: Gutembergimprensa@hotmail.com - Gutemberleite46@gmail.com – Ou se preferi através do seu WhatsApp pessoal: 98625-5570.




#Coluna#jornalismoColaborativo#Óticasocial

Nenhum comentário