Últimas Notícias

TJ atualiza parque tecnológico e garante melhoria na segurança da informação


Com a publicação do Ato da Presidência nº 59/2021, nesta quinta-feira (2), o Tribunal de Justiça da Paraíba inicia a renovação de mais de 2 mil computadores para o 1o Grau, segundo a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec). O objetivo é atender à necessidade de padronizar e aprimorar o cenário de equipamentos postos à disposição das unidades judiciárias. Além disso, se pretende cumprir o padrão de nivelamento de ativos de microinformática definido pelo Ato da Presidência nº 45/2020. De acordo com a Gerência de Atendimento da Ditec, a substituição dos equipamentos iniciará no dia 8, no Fórum Criminal da Capital.

O Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, considerou necessária a aquisição de novos computadores (desktops), a fim de substituir parte dos equipamentos em situação de obsolescência nas unidades judiciárias de 1º grau. “O investimento em informática é de extrema importância para a eficiência da prestação jurisdicional. Mais do que nunca estamos tendo a prova disso, pois foi graças à tecnologia que a Justiça não parou de funcionar durante a pandemia. Pelo contrário, até aumentou a produtividade”, afirmou o Desembargador.

“Esse início será uma espécie de laboratório, pois se trata de uma atividade complexa. Então, precisamos avaliar todas as variáveis e as dificuldades que poderemos encontrar. Assim, teremos dados mais concretos para embasar melhor a estimativa de tempo de execução”, explicou o gerente de Atendimento, Fábio Rodrigues. Por isso, a previsão é que as Comarcas do interior sejam atendidas a partir do dia 20, começando por Campina Grande e seguindo para Patos, Sousa, Cabedelo e Bayeux. Cada unidade será notificada cinco dias antes sobre a visita da equipe da Ditec, de acordo com o Ato.

Conforme o Ato, as equipes da Ditec e da Diretoria Administrativa exercerão as atividades de implantação, preferencialmente, no período de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, de modo a preservar o normal funcionamento das unidades judiciárias. As Diretorias dos Fóruns deverão disponibilizar, em cada unidade, um servidor para acompanhamento dos trabalhos, além de funcionários para auxílio no transporte de materiais e equipamentos, durante todo o período em que as equipes das referidas diretorias estiverem realizando os trabalhos nas dependências dos fóruns.

De acordo com o diretor da Ditec, Ney Robson, está em tramitação a aquisição de mais 2 mil computadores, a serem adquiridos ainda este ano, o que possibilitará contemplar parte do 2o Grau, chegando à renovação de 80% do parque tecnológico de computadores. “Nós vamos dar um salto de qualidade nos equipamentos, que estão com mais de 10 anos de uso, quando a média, em geral, é de sete anos de utilização”, pontuou Ney Robson. O diretor acrescentou, ainda, que a renovação permitirá uma atualização do sistema operacional que vai melhorar a segurança da informação.

Serão substituídos apenas os computadores das serventias judiciais (cartórios e gabinetes), que foram ligados nos últimos 90 dias, contados retroativamente ao dia 19 de agosto do corrente ano. Devem ser providenciadas, pelos magistrados e servidores, cópias de arquivos necessários aos trabalhos da unidade judiciária e, caso haja impossibilidade de realização desta cópia em dispositivo externo (pendrive, CD, DVD ou HD externo) deve ser seguido o procedimento descrito no endereço eletrônico (https://drive.tjpb.jus.br/s/ZJixgwaXH834K77), sendo vedado aos técnicos da Ditec, efetuar qualquer espécie de cópia ou backup de arquivos gravados nos computadores que serão substituídos.

Não serão objeto de substituição os equipamentos instalados nas salas de audiência e plenários do Tribunal do Júri.


Por: Gabriella Guedes do TJPB 

Nenhum comentário