Últimas Notícias

Ian Holm, o Bilbo de 'O Senhor dos Anéis', morre aos 88 anos


RIO — Aos 88 anos, o ator inglês Ian Holm, o Bilbo Bolseiro na trilogia "O Senhor dos Anéis", morreu em Londres, confirmou seu agente, acrescentando que sua doença estava relacionada ao mal de Parkinson.

"Ele morreu pacificamente no hospital, com sua família e cuidador", disse o agente.

Holm ganhou um Bafta e foi indicado ao Oscar por seu papel como técnico independente de atletismo Sam Mussabini no filme "Carruagens de fogo", de 1981. Deixou o teatro em 1976 depois de um grave caso de "medo do palco". Anos depois, encontrou uma nova geração de admiradores ao ser escolhido como Bilbo Bolseiro na trilogia "O Senhor dos Anéis".

Ian Holm nasceu em 1931 no condado de Essex, filho de pais escoceses. Seu pai era superintendente de hospital psiquiátrico, e a mãe, enfermeira. Apaixonando-se por atuar em tenra idade, ele foi de Rada, em Londres, ao teatro Shakespeare Memorial, em Stratford, passando a fazer parte da prestigiada Royal Shakespeare Company, fundada em 1960. Lá ele emergiu como ator cujo alcance e estilo sem esforço lhe permitiram atuar em quase todo o repertório de Shakespeare. Em 1959, seu parceiro de palco, Laurence Olivier, bateu Ian Holm em uma luta de espadas em uma produção de "Coriolanus". Holm morreu com uma cicatriz no dedo.

Desempenhou mais de cem papéis em filmes e na televisão. Sua escolha como Ash, andróide em "Alien, o oitavo passageiro", dirigido por Ridley Scott (1979), deu-lhe uma exposição internacional até então nunca sonhada. Este papel foi seguido por sua vez como Mussabini, o treinador de corridas ostracizado do velocista Harold Abrahams em "Carruagens de fogo". Foi indicado ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante pelo longa, mas perdeu para John Giegud.

Em 1965, Holm fez sua estreia na televisão como Richard III em "The Wars of the Roses" (1965), da BBC, que foi uma produção teatral filmada de quatro peças de Shakespeare condensadas em uma trilogia. Em 1969, Holm ganhou seu primeiro Ator Coadjuvante de Melhor Ator Coadjuvante por The Bofors Gun (1968), depois seguiu um fluxo de prêmios e indicações por seus inúmeros trabalhos no cinema e na televisão.

Ele também ficou conhecido por seus grandes papéis em filmes de ação, como o Padre Vito Cornelius em "O quinto elemento" (1997), como Bilbo em "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" (2003) e como Professor Fitz em "O Aviador" (2004).

Ian Holm deixa cinco filhos. Em 1998, recebeu da coroa inglesa o título de cavaleiro (Sir) por seus serviços prestados ao teatro.



Fonte: O Globo

Nenhum comentário