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Coluna da Professora Elisabeth Ribeiro, confira;


O artigo foi escrito para avaliação e defesa na universidade de Buenos Aires. Não se trata de uma coluna informativa, mas sim minha visão e luta como docente e o nosso comprometimento com a educação e a sociedade.

ARTIGO:

Meu objetivo nesse artigo é relatar as dificuldades que nós professores enfrentamos em sala de aula em nosso cotidiano, assim devemos colocar em foco a psicologia educacional a nosso favor e ter entendimento e clareza de que calma e paciência nem sempre são o suficiente para colocarmos em prática a tal.

Lembrando que a psicologia educacional abrange o processo de aprendizado como um todo e não se estende somente as escolas públicas como também as particulares e instituições que tem por objetivo a educação e aprendizagem. Sendo assim, nesse contexto o profissional deve se especializar em psicopedagogia.

São inúmeras as dificuldades que o profissional encontra para executar um bom trabalho, cujo objetivo é fazer com que o aluno aprenda conforme o processo de avaliação proposto pela gestão da escola, que por sua vez de alguma forma pressiona o educador, como se tivesse que atingir uma determinada meta. Um aluno não é só um número, e sua presença é tão essencial quanto a do próprio professor.

“Nos dias atuais a educação passa por profundas transformações, tendo em vista as constantes mudanças que vêm ocorrendo no mundo. As tecnologias evoluem cada vez mais em ritmo acelerado, e o mundo científico também avança constantemente com novas descobertas e estudos, apontando diferentes competências para atuar na sociedade e no campo educacional, diante disso novos desafios vêm instigando profissionais da educação a buscarem novos saberes e conhecimentos, metodologias e estratégias de ensino.
As mudanças no contexto escolar e social, requerem profissionais atualizados e competentes que estejam preparados para atuar com diferentes problemas.”
Lacerda, Caroline Côrtes (2011)

Entregar diários, fechamento de notas, analisar e avaliar o processo de aprendizagem do aluno são obrigações de nós educadores. Contudo, esclareço que enfrentamos dificuldades como por exemplo a localidade, escolas mal estruturadas ou equipadas em que a preocupação nesse caso deve ser dos governantes, situações em que crianças e adolescentes frequentam a escola para aliviar as dificuldades que possuem em seus lares como a convivência com os familiares, estrutura social e alimentação. Esses são elementos podem afetar o aluno e o educador, então deve-se ter entendimento que questões como estas corroboram psicologicamente para o desenvolvimento de um bom ou mau  aprendizado, de um bom conteúdo e  o professor deve estar preparado para que esses problemas não afetem o seu dia a dia.

O educador precisa ter conhecimento sobre o desenvolvimento humano, as relações humanas e o processo de aprendizagem, sendo que é um dos  principais colaboradores com a relação do aluno para o aprendizado. Nem todos os profissionais que possuem erudição são autossuficientes para lecionar, sem  didática, processo em que a articulação em saber e ensinar, possibilita  em passar conhecimento.

Na faculdade, em uma palestra com o Professor de economia da PUC Ladislaw Dowbor, o mesmo citou uma frase que jamais esqueci.” Conhecimento, se multiplica, não se mantém somente para si”, com essa base podemos mudar o mundo, ou parte dele.

É nesse sentido, que mediante as dificuldades que o professor encontra, cabe ao mesmo enfrentar o desafio e encarar novos cursos que o prepare para desempenhar com habilidade suas metodologias e aplicá-las de forma que os resultados sejam  satisfatórios para si mesmo e para as pessoas envolvidas nesse projeto tão encantador e formidável que é o ato de ensinar.

Para interagir com a colunista, basta enviar uma mensagem para o blog – usando o Menu Contato – ou mandar um e-mail para ela: elisabeth.ozzy@gmail.com



#ColunaPolitica#Óticasocial


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

LACERDA, Caroline Côrtes. PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NO
CONTEXTO ESCOLAR: DÚVIDAS OU DESAFIOS? Disponível em:

Acesso em 20/06/2016




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