Coluna da Professora Elisabeth Ribeiro, confira;
O
artigo foi escrito para avaliação e defesa na universidade de Buenos Aires. Não
se trata de uma coluna informativa, mas sim minha visão e luta como docente e o
nosso comprometimento com a educação e a sociedade.
ARTIGO:
Meu
objetivo nesse artigo é relatar as dificuldades que nós professores enfrentamos
em sala de aula em nosso cotidiano, assim devemos colocar em foco a psicologia
educacional a nosso favor e ter entendimento e clareza de que calma e paciência
nem sempre são o suficiente para colocarmos em prática a tal.
Lembrando
que a psicologia educacional abrange o processo de aprendizado como um todo e
não se estende somente as escolas públicas como também as particulares e
instituições que tem por objetivo a educação e aprendizagem. Sendo assim, nesse
contexto o profissional deve se especializar em psicopedagogia.
São
inúmeras as dificuldades que o profissional encontra para executar um bom
trabalho, cujo objetivo é fazer com que o aluno aprenda conforme o processo de
avaliação proposto pela gestão da escola, que por sua vez de alguma forma
pressiona o educador, como se tivesse que atingir uma determinada meta. Um
aluno não é só um número, e sua presença é tão essencial quanto a do próprio
professor.
“Nos
dias atuais a educação passa por profundas transformações, tendo em vista as
constantes mudanças que vêm ocorrendo no mundo. As tecnologias evoluem cada vez
mais em ritmo acelerado, e o mundo científico também avança constantemente com
novas descobertas e estudos, apontando diferentes competências para atuar na
sociedade e no campo educacional, diante disso novos desafios vêm instigando
profissionais da educação a buscarem novos saberes e conhecimentos,
metodologias e estratégias de ensino.
As
mudanças no contexto escolar e social, requerem profissionais atualizados e
competentes que estejam preparados para atuar com diferentes problemas.”
Lacerda, Caroline Côrtes (2011)
Entregar
diários, fechamento de notas, analisar e avaliar o processo de aprendizagem do
aluno são obrigações de nós educadores. Contudo, esclareço que enfrentamos
dificuldades como por exemplo a localidade, escolas mal estruturadas ou
equipadas em que a preocupação nesse caso deve ser dos governantes, situações
em que crianças e adolescentes frequentam a escola para aliviar as dificuldades
que possuem em seus lares como a convivência com os familiares, estrutura
social e alimentação. Esses são elementos podem afetar o aluno e o educador,
então deve-se ter entendimento que questões como estas corroboram
psicologicamente para o desenvolvimento de um bom ou mau aprendizado, de um bom conteúdo e o professor deve estar preparado para que
esses problemas não afetem o seu dia a dia.
O
educador precisa ter conhecimento sobre o desenvolvimento humano, as relações
humanas e o processo de aprendizagem, sendo que é um dos principais colaboradores com a relação do
aluno para o aprendizado. Nem todos os profissionais que possuem erudição são
autossuficientes para lecionar, sem
didática, processo em que a articulação em saber e ensinar, possibilita em passar conhecimento.
Na
faculdade, em uma palestra com o Professor de economia da PUC Ladislaw Dowbor,
o mesmo citou uma frase que jamais esqueci.” Conhecimento, se multiplica, não
se mantém somente para si”, com essa base podemos mudar o mundo, ou parte dele.
É
nesse sentido, que mediante as dificuldades que o professor encontra, cabe ao
mesmo enfrentar o desafio e encarar novos cursos que o prepare para desempenhar
com habilidade suas metodologias e aplicá-las de forma que os resultados sejam satisfatórios para si mesmo e para as pessoas
envolvidas nesse projeto tão encantador e formidável que é o ato de ensinar.
Para
interagir com a colunista, basta enviar uma mensagem para o blog – usando o
Menu Contato – ou mandar um e-mail para ela: elisabeth.ozzy@gmail.com
#ColunaPolitica#Óticasocial
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA:
LACERDA, Caroline Côrtes. PROBLEMAS DE
APRENDIZAGEM NO
CONTEXTO ESCOLAR: DÚVIDAS OU DESAFIOS?
Disponível em:
Acesso em 20/06/2016
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