Facebook inicia “verificação de fatos” em fotos e vídeos
San Francisco – O Facebook informou nesta quinta-feira que
começou uma “checagem de fatos” em fotos e vídeos para reduzir as fraudes e
falsas notícias que assolaram a maior rede social do mundo.
Há meses o Facebook enfrenta um alvoroço entre usuários cujas
reclamações vão desde a disseminação de notícias falsas até o uso da rede para manipular
eleições e a coleta de dados do Facebook de 50 milhões de pessoas pela
consultoria política Cambridge Analytica.
Fotos e vídeos manipulados são outro problema crescente nas
mídias sociais.
A checagem de fatos começou nesta quarta-feira, na França,
com a ajuda da organização de notícias AFP e, em breve, se expandirá para mais
países e parceiros, disse Tessa Lyons, gerente de produtos do Facebook, em
entrevista coletiva com repórteres.
Lyons não disse quais critérios o Facebook ou a AFP usariam para
avaliar fotos e vídeos, ou quanto uma foto poderia ser editada ou manipulada
antes de ser considerada falsa.
O projeto faz parte de “esforços para combater notícias
falsas sobre eleições”, afirmou.
Um representante da AFP não pode ser imediatamente contatado
para comentar o assunto.
O Facebook tentou outras formas de conter a disseminação de
notícias falsas. A empresa usou verificadores de fatos de terceiros para
identificar tais notícias e, em seguida, deu menos destaque a essas histórias
no feed do Facebook quando as pessoas compartilham os links.
Alex Stamos, diretor de segurança do Facebook, disse no
comunicado que a empresa estava preocupada não apenas com fatos falsos, mas
também com outros tipos de falsidade.
Ele também afirmou que o Facebook queria reduzir “audiências
falsas”, que descreveu como “truques” para artificialmente expandir a percepção
de apoio a uma mensagem em particular, bem como “narrativas falsas”, como
manchetes e linguagem que “exploram divergências”.
Por: David Ingram
Fonte: Reuters

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