Autoridade alemã indica vacina anticovid para adolescentes
A Comissão Permanente de Vacinação da Alemanha (Stiko, na sigla em alemão) deu luz verde para que todos os jovens acima de 12 anos de idade sejam vacinados contra o coronavírus.
A Stiko afirmou nesta segunda-feira (16/09) que os benefícios da vacina superam os riscos para a faixa etária. Para a decisão, foram considerados especialmente dados dos Estados Unidos, onde quase 10 milhões de adolescentes foram vacinados.
A Stiko disse que agora as vacinas também são recomendadas porque a comissão espera que as crianças corram um risco maior de pegar covid-19 durante uma possível quarta onda de infecções com a
variante delta, que já é dominante e está em rápida disseminação na Alemanha.
Nos últimos meses, a Stiko relutava em recomendar a vacinação para todos os menores de 18 anos, dizendo que não tinha dados suficientes, e recomendou as imunizações apenas para crianças e adolescentes com doenças crônicas.
Alvo de críticas
A vacinação para adolescentes tem gerado discussão acalorada há semanas na Alemanha. Depois que a Stiko abriu mão de fazer tal recomendação em junho, o grêmio foi alvo de duras críticas.
No entanto, a vacinação já era permitida no país, mesmo sem uma recomendação da Stiko, já que existem vacinas aprovadas pelas autoridades europeias para adolescentes entre 12 e 17 anos. É neste contexto que muitos jovens já foram vacinados.
No final de maio, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) deu luz verde à vacinação de jovens de 12 a 15 anos com os imunizantes da parceria BioNTech-Pfizer. Em julho, a agência também deu seu aval à vacina da Moderna para adolescentes, que antes só podia ser usada em pessoas a partir dos 18 anos.
O ministro alemão da Saúde, Jens Spahn, classificou a decisão como "uma boa notícia". Ele afirmou que, com isso, pais e jovens têm "uma recomendação clara para optar pela vacinação".
"Os fatos falam pela vacinação, há vacina suficiente para todas as faixas etárias", acrescentou Spahn.
Fonte: AP, AFP, Reuters, DPA
Nenhum comentário