Vazamento de senha do Ministério da Saúde expõe dados de 16 milhões de pacientes da Covid-19
Um cientista de dados do Hospital Albert Einstein publicou em um fórum online as senhas de acesso a dois bancos de dados do Ministério da Saúde. Esses servidores reúnem informações de 16 milhões de brasileiros que fizeram o teste da Covid-19 ou que ainda estão sob suspeita da doença.
O funcionário, que foi identificado, tinha as chaves dos bancos de dados federais porque trabalha alocado no próprio Ministério da Saúde, em um convênio que o hospital mantém junto à pasta e que dá à instituição privada o acesso a dados públicos.
Segundo o jornal O Estado de São Paulo, personalidades como o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), diversos ministros do Planalto e o governador João Doria (PSDB) estão entre as vítimas do vazamento.
Além do nome, as listas incluíam também dados clínicos sensíveis, como a condição de saúde do paciente. Em alguns casos, a planilha continha relatos de doenças anteriores.
As informações ficaram expostas por pelo menos um mês. O período relativamente longo representa um risco alto de uso mercadológico dos dados de saúde dos pacientes.
O Ministério da Saúde afirmou que já trocou todas as senhas de acesso dos bancos de dados e que não houve um erro do sistema, mas sim um vazamento humano.
Fonte: Cultura
Nenhum comentário