Pesquisadores da UFLA desenvolvem versão econômica de cabine para desinfecção humana
Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras, a Ufla, desenvolveram uma cabine para desinfecção humana. O projeto é mais uma forma de auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus.
Segundo a professora e pesquisadora Joelma Rezende Durão Pereira, o equipamento poderá ser utilizado na entrada de vários locais e ambientes com grande circulação de pessoas, como restaurantes, escolas, academias e hospitais de campanha.
“Na entrada em qualquer ambiente, nos dias atuais, faz-se apenas a descontaminação das mãos, mas sabemos que o vírus da Covid-19 é resistente em algumas superfícies. Por isso, o dispositivo desenvolvido faz a descontaminação completa do indivíduo, o que traz mais segurança a toda população”, afirmou.
Ainda de acordo com a pesquisadora, o equipamento desenvolvido faz a assepsia por meio de fluidos desinfetantes, que serão pulverizados por um período de três segundos em todo corpo da pessoa que estiver no interior do dispositivo. A cabine projetada pela universidade possui estrutura de metalon, que nada mais é do que um tubo de aço de carbono comum.
“Ao entrar na cabine é feito um acionamento com os pés para fechar a porta e, em seguida, o fluido desinfetante é pulverizado por spray, fazendo assim a assepsia de todo corpo. Já as solas dos calçados serão higienizadas com panos embebidos com a mesma solução. Depois disso, a pessoa já pode entrar no ambiente”, explicou Joelma.
Foram necessários 20 dias para a produção da cabine. Ainda de acordo com a pesquisadora, a diferença entre as cabines já criadas para a produzida pela UFLA está nos materiais utilizados, uma vez que são facilmente encontrados. O custo do projeto é de aproximadamente R$1 mil.
Até o momento, a universidade produziu apenas o protótipo afim de validar a ideia, mas a ideia é que mais cabines sejam confeccionadas. Os interessados podem entrar em contato com a UFLA para mais informações.
PUBLICIDADE
https://go.hotmart.com/H39974618P
Fonte: G1
Nenhum comentário