Deputada federal do PT comemora revogação da MP que nomeava reitores: '7x1 para democracia'
A deputada federal Margarida Salomão (PT) comemorou o fato de presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) ter devolvido ao governo federal a Medida Provisória 979, que dava ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, poderes para escolher reitores de universidades federais durante a pandemia.
A regra se aplicaria em instituições nas quais o mandato vencesse nos próximos meses, sob alegação de dificuldade para a realização de eleições. A informação sobre a articulação para derrubada da Medida Provisória já havia sido adiantada na quarta-feira (10), na coluna em cima do fato, da Itatiaia.
O presidente do Senado alegou que a proposta é inconstitucional, mesma defesa feita pela deputada petista, que na quarta-feira se reuniu com representantes de 70 universidades. Margarida afirmou que a devolução da MP é uma reparação de uma afronta.
“Afronta à Constituição. Uma afronta também cometida contra a autonomia das universidades, contra os seus processos legítimos de escolha dos seus dirigentes e uma afronta à democracia brasileira, que estava ferida na condição de sua manifestação livre e soberana. Por é 7x1 para a democracia, para as universidades, 7x1 para o Parlamento Nacional”, disse.
Por Edilene Lopes
Fonte: Itatiaia
Nenhum comentário