Últimas Notícias

Empresa investigada por operação em Fortaleza mantém contrato com o governo federal


A empresa BuyerBR Serviços e Comércio Exterior, investigada pela venda de respiradores à Prefeitura de Fortaleza, mantém contrato com o Governo Federal para o fornecimento de equipamentos de saúde, tendo recebido um valor de R$ 1,2 milhão.

O fornecimento consta no Portal da Transparência do Governo Federal e foi fechado por dispensa de licitação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O contrato foi firmado já no período da pandemia do novo coronavírus, para o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o uso dos policiais da Força Nacional de Segurança.

A empresa, cujo CNAE consta como "serviços combinados de escritório e apoio administrativo", segundo cadastro no próprio Portal da Transparência Federal, passou a ser questionada pela atuação no ramo de Saúde.

No caso da Prefeitura de Fortaleza, a contratação, que também ocorreu por dispensa de licitação, foi para o fornecimento de respiradores para equipar leitos de UTI. Os dois contratos totalizavam R$ 33 milhões, mas acabaram sendo rescindido por conta da não entrega dos produtos no prazo estipulado.

Respostas

Em nota sobre a 'Operação Dispneia', a empresa argumenta que embora de maneira antecipada tenha buscado a aquisição dos respiradores, a empresa fornecedora, com sede na Alemanha, não honrou o compromisso de embarque da mercadoria, que teria ocorrido por uma restrição do governo alemão em relação a exportação dos equipamentos essenciais para o combate ao coronavírus.

Por conta disso, solicitou mais prazo para a entrega do material e a substituição por produto similar. Por conta disso, o Município cancelou a compra e requereu a devolução dos valores pagos como antecipação ao contrato.

A empresa atesta ainda que está devolvendo os valores recebidos para que o Município inicie uma nova licitação.



Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário