Últimas Notícias

Obesidade: Propensão Genética, ou o popular relexo


Muito se houve que as pessoas são obesas por que assim o escolheram, e por vezes por que não querem ou tem preguiça de fazer exercícios, ou por fim talvez não possam pagar a uma academia, ou até mesmo ouvi-se dizer fulano mente, quando diz que não tem tempo, e saltam da boca as fatídicas e já clichê frase 'A tempo para tudo', um apelo desmedido para a cristandade.

Pois bem é verdade que uma alimentação equilibrada, e exercícios deveriam fazer parte da vida de todo mundo, pois o nosso corpo cedo desenvolve diversas funções, dentre as quais, as chamadas por Piaget; Funções motoras, ou seja uma propensão ao movimento, ao desenvolvimento motor dos músculos, e por conseguinte preparo do corpo e organismo para resistir a essa necessidade.

As pessoas no entanto em sua maioria ao tratar com pessoas obesas simplesmente dizem 'bom você deveria fazer exercícios', sim é verdade devíamos, mas nem sempre o fato de faze-los nos torna pessoas com o corpo que a sociedade idealiza; viril, másculo, atlético, e com vistas no modelo de um homem romano, esculpido e belo.

O que as pessoas por vezes não sabem é que as causas para obesidade não estão apenas no fazer ou não exercícios, mas também por uma predisposição genética. É fato comprovado cientificamente, por geneticistas, que as pessoas obesas possuem um gene de nome FTO (o chamado gene da obesidade). Este por sua vez é responsável dentre outras funções a favorece o acúmulo de gordura.

No entanto, não quer dizer que as pessoas acima do peso por possuir tal gene, estão condenadas a viverem pra sempre fora de forma, ou do peso considerado ideal/essencial, pois da mesma forma que uma pessoa que não o possui pode ter um corpo esculpido, um hoje obeso também o poderá.

A grade diferença está no tempo que se levara para a perda de peso, fortalecimento, ganho de massa, e definição da musculatura corpórea. Se você se enquadra no perfil também não se desespere, pois existem diversas receitas, dietas, e claro a orientação médica que muito conta para quem quer emagrecer com saúde.

Você não foi, também não é, o primeiro nem o último, pois segundo dados colhidos em 2014, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,9 bilhão de adultos em todo o mundo estavam acima do peso. Destes, mais de 600 milhões eram obesos. Obesidade é um problema de saúde sério, e deve ser tratado com um profissional especializado, uma vez que dela pode-se desencadear-se uma série de outras doenças, tais como: hipertensão, problemas cardiovasculares e cardíacos, dentre outros.

A nossa espécie sobreviveu a todos esses milhares de anos porque nossa genética é programada para armazenar energia de forma eficiente, logo o que comemos em excesso, ou seja, além do que gastamos, é estocado prioritariamente em forma de gordura. Reparem que eu escrevi, prioritariamente, porque temos um estoque de carboidrato no corpo de cerca de 1 quilo, que fica armazenado nos músculos e fibras.

Por isso, temos todos esses genes relacionados a obesidade, mas, que durante muitos anos eles não se manifestaram pelo fato de que tínhamos uma vida ativa, com muito movimento, e portanto os genes eram suprimidos pelo estilo de vida, pela atividade física diária. Ao passo que a vida do homem moderno foi deixando de ser tão ativa, para virar nos dias de hoje uma vida sedentária, esses genes, que não são poucos, começaram a se manifestar.

AVISO:

Esse texto não se pretende cientifico, nem tão pouco acadêmico, é apenas uma necessidade de escrever, que surgiu a parti de uma reportagem do Câmera Record, da Rede Record de Televisão, que contará, na oportunidade a História do  'gigante Sérgio'. 

Nenhum comentário