Alunos voltam a bloquear acessos da Reitoria da UFC em protesto contra novo reitor
Estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) voltaram a bloquear os acessos de veículos à reitoria na manhã desta segunda-feira (26), em protesto contra a escolha do novo reitor da instituição, nomeado pelo Presidente Jair Bolsonaro. A entrada e saída do local só são permitidas com a identificação dos motoristas.
O cenário desta segunda-feira é semelhante ao do ato da última sexta-feira (23), no qual os estudantes cantaram os dizeres "fora interventor e o ministro ditador" e tocam instrumentos musicais.
De acordo com um dos estudantes, o objetivo é continuar os atos até que o professor Cândido Albuquerque seja localizado. Os alunos querem encontrar o novo reitor para manter um "dialogo".
Ainda segundo os alunos, os professores foram convidados para ministrarem aulas todos os dias na reitoria, enquanto durarem os atos.
Procurada, a assessoria da UFC ainda não se manifestpu sobre o protesto.
Nomeação
A nomeação de Albuquerque aconteceu na última segunda-feira (19), quando foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Ele é alvo de críticas porque por ter sido escolhido reitor da universidade pelo presidente Jair Bolsonaro a partir de uma lista tríplice feita pela comunidade acadêmica, da qual ele foi o menos votado.
O professor Custódio Luís Silva de Almeida, o mais votado na consulta pública, lamentou “profundamente” a decisão do presidente Jair Bolsonaro de nomear o advogado e professor Cândido Albuquerque.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário