Últimas Notícias

Senado tira adversário e coloca aliado de Renan no comando da sessão que elegerá presidência da Casa


David Alcolumbre (DEM-AP), que disputará a presidência com Renan, não poderá chefiar a reunião desta sexta-feira (1). Quem assumirá o posto é José Maranhão (MDB-PB).

Uma resolução publicada nesta sexta-feira (1) beneficia a candidatura de Renan Calheiros (MDB-AL) à presidência do Senado. O texto garante que um aliado do senador alagoano, José Maranhão (MDB-PB), presida a sessão que definirá o comando da Casa.

O regimento do Senado dava margem para que David Alcolumbre (DEM-AP), adversário de Renan, ficasse à frente da reunião, por ser o único integrante remanescente da Mesa Diretora de 2018 que não tomará posse para um novo mandato nesta sexta – o dele vai até 2022.

Mas houve questionamento a essa possibilidade, pelo fato de Alcolumbre ser suplente, e também por ele estar concorrendo à Presidência da Casa.

A resolução publicada hoje proíbe tanto candidatos à presidência como suplentes de presidir a sessão, e define que quem vai comandá-la é o senador mais velho – Maranhão, que tem 85 anos.

A disputa pela presidência do Senado tem hoje 9 pré-candidatos – um número que, caso se confirme, será recorde desde a redemocratização. Declaram que vão concorrer os senadores Alvaro Dias (Pode-PR), Ângelo Coronel (PSD-BA), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Esperidião Amin (PP-SC), Major Olímpio (PSL-SP), Renan Calheiros (MDB-AL), Reguffe (sem partido-DF) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).



Fonte: G1

Nenhum comentário