Últimas Notícias

Coluna da Carla Moura: '' A importância da leitura e escrita nos dias atuais ''


A cada ano a tecnologia se torna mais avançada, estamos modernizados entre tantos avanços. Mas a pergunta que vos faço agora é; onde fica  a leitura e consequentemente uma boa escrita? em uma sociedade onde livrarias estão  fechando suas portas, onde os  livros que as escolas usam para trabalhar com as crianças não passam do capítulo 8 ao final do ano letivo.

De antemão posso perguntar a qualquer jovem se ele já lera, Olga de de Fernando Pessoa, se ele sabe quem a foi? Ou o que fizera? Que pouquíssimos saberão responder- me,  Em uma sociedade onde os adolescentes não se interessam por Machado de Assis e tantos outros, o que devemos esperar desdes?É fundamental que os jovens de hoje voltem seus olhares para a leitura, gramática e  ortografia, para ter o domínio de seu próprio idioma, sua língua pátria, chega de preguiça ao escrever é tão lindo nosso português.

Como pedagoga me entristeço ao ver alguns dizerem: "vamu p  praia mermão", ou " vosse é mó firmeza ta ligado?" Chega de matarmos nossa oração, falar corretamente é primordial, saber se  expressar portar- se bem em uma entrevista de trabalho, é uma lástima os jovens terem se esquecido disso.

Não estou aqui condenando a tecnologia, tampouco quero isso, pois faço uso da mesma. O  que desejo como pedagoga é que os jovens se conscientizem o quão prazeroso é ler e escrever corretamente, e que não expressem seus sentimentos apenas por emoticons de aplicativos. Por isso uma vez na semana, convide a suas crianças a escrever uma carta, ou a lerem um livro, despertem nelas o que adormece em nós.

Meus caros leitores espero profundamente que eu tenha despertado em vocês o desejo de agora lerem um bom livro, ou escreverem para alguém uma carta bem escrita, nunca sai de moda, não importa se uma prosa, poesia, ou um verso qualquer. Esqueçamos um pouco nossos celulares e individualidade, para nos transportamos para o fantástico mundo dos livros.


Por: CARLA MOURA

Para interagir com o colunista, basta enviar uma mensagem para o blog – usando o Menu Contato – ou mandar um e-mail para Carllamourac6@gmail.com

Nenhum comentário