Coluna da Carla Moura: '' Criança deve ser criança ''
Vivemos na era digital, em que crianças desde muito cedo já sabem lidar com aparelhos eletrônicos, já sabem jogar vídeo games,vivemos em tempos modernos em que desde cedo crianças precisam se adequar à modernidade e de agir como pequenos adultos. O perigo está quando os pais dão total liberdade para seus filhos terem acesso a redes sociais, com fotos, curtidas e comentários que não condizem a sua pouca idade.
Percebem a violência? Quase imperceptível taxada de " não tem nada de mais", hoje em dia isso é normal". Meninas de 11 anos, sendo "adultizadas", alguns pais permitem que suas filhas gravem vídeos com certas danças de um determinado estilo musical que são totalmente impróprias para menores por conter apologia a sexo e drogas. Em busca de likes e comentários erotizados.
As crianças merecem atenção, é fundamental que lutemos pelos seus direitos, integridade física e mental, para que tenham lazer, cuidados e proteção, enfim é fundamental que sejam respeitadas, mas acima de tudo a criança deve ser respeitada como criança! E ser infantil...isso mesmo, precisa ser o que é e fazer o que sabe fazer... criancices.
O que vemos em uma sociedade "moderna" como a nossa não é uma maioria de pessoas frias e medíocres, e sim, pessoas vazias de infância, vazia de liberdade infantil. E de que forma adultos que não foram crianças livres podem lutar pela liberdade das crianças para serem crianças? Crianças não são pequenos adultos, chega de violência aos sonhos dos "pequenos" e livres sonhadores.
Lembrem-se os melhores profissionais psicopedagogos são os pais , não antecipem à natureza das coisas, é um ciclo natural eles irão crescer no tempo certo, à "adultização" impede que a criança desenvolva suas oportunidades de brincar e viver feliz cada dia. À "adultização" na infância pode causar baixa auto estima, carência, fechamentos é birras, pode também adiantar a maturação afetiva e sexual da criança.
Um caso que está repercutindo no momento é o caso da cantora mirim MC Melody. Ela tem apenas 11 anos, uma criança que deveria estar brincando, sendo "adultizada" e "erotizada" pelos pais em busca de fama e dinheiro, uma vergonha para a sociedade condizer com tais atos, não os denunciando, e infelizmente cometendo o mesmo erro, mesmo que involuntariamente.
Por: Professora Carla Moura
Para interagir com o colunista, basta enviar uma mensagem para o blog – usando o Menu Contato – ou mandar um e-mail para Carllamourac6@gmail.com
Nenhum comentário