Últimas Notícias

Maioria dos brasileiros é contra o país privilegiar EUA nas relações exteriores


Uma pesquisa realizada pelo Datafolha mostrou que 66% dos brasileiros são contra o país privilegiar os Estados Unidos nas relações exteriores. O levantamento foi feito em 130 municípios do Brasil, nos dias 18 e 19 de dezembro, e foram ouvidas 2. 077 pessoas.

Mesmo com a maioria das pessoas contrárias à ideia, a aproximação e o alinhamento aos Estados Unidos é uma das principais diretrizes diplomáticas do presidente eleito, Jair Bolsonaro, e do novo chanceler, Ernesto Araújo.

De acordo com o levantamento, dos 29% que se mostraram a favor da ideia, 15% declararam estar totalmente de acordo, e 14% do total concordam parcialmente com o privilégio. Além disso, 1% não concorda e nem discorda e 4% não souberam opinar sobre o tema.

Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China, e ocupam o terceiro lugar se a União Europeia estiver inclusa como bloco no ranking.

De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, nos primeiros 11 meses do ano, os resultados com a China, União Europeia, Mercosul e Oriente Médio foram superavitários, enquanto com os Estados Unidos, os resultados ficaram ligeiramente deficitários.

Em novembro, Eduardo Bolsonaro, filho do presidente eleito, foi à Washington e se reuniu com integrantes do Governo de Donald Trump, chegando até a usar um boné favorável à reeleição do republicano em 2020.

Alguns dias depois, Ernesto Araújo, futuro chanceler, declarou que "o céu é o limite para relação entre os dois países".

Porém, as declarações parecidas de Jair Bolsonaro e Donald Trump sobre deixar o acordo de Paris - que trata do clima - , o novo tratado da ONU sobre migrações e o Conselho de Direitos Humanos, desagradou aliados da União Europeia, China e América Latina.

Por: Tainá Ferreira

Fonte: A. Do Rádio Mais

Nenhum comentário