Últimas Notícias

Polícia investiga 80 suspeitos por fraudar Campeonato Paraibano


O superintendente da Polícia Civil, Marcos Paulo, e o delegado Lucas Sá, da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa, confirmaram na manhã desta segunda-feira (9) que 80 pessoas estão sendo investigadas na Operação Cartola, que visa desarticular esquemas de manipulação de resultados no futebol paraibano.


Os responsáveis pela investigação confirmaram que os líderes do suposto esquema eram os dirigentes dos clubes envolvidos, em conjunto com a Federação Paraibana de Futebol (FPF). No entanto, ainda não há elementos que comprovem a participação de todos eles, por isso a Justiça decidiu manter detalhes da investigação em sigilo.

Em entrevista à imprensa, o delegado Lucas Sá falou da possibilidade de deflagração de novas etapas da Operação Cartola. “Estamos em investigação há seis meses. A apuração aconteceu a partir de denúncias de pessoas ligadas ao mundo do futebol. Elas apresentaram provas importantes, mas ainda existem investigados que não foram alcançados pela operação. Começamos com 20 nomes, mas hoje já temos 80. Polícia Civil e Gaeco vão continuar com as investigações”, contou.

Lucas Sá acrescentou que na operação desta segunda-feira “foram apreendidos muitos objetos”, mas não pôde apresentar mais informações sobre esse material. Marcos Paulo ainda confirmou que a operação vai continuar e as pessoas investigadas devem responder por crimes contra o Estatuto do Torcedor, organização criminosa e falsidade ideológica.

Os delegados confirmaram ainda que existe a possibilidade, apesar de  não foi confirmada, que jogadores e comissão técnica de determinados clubes também possam estar envolvidos no esquema.


Veja a lista dos investigados na Operação Cartola


O Portal Correio teve acesso, com exclusividade, a informações sobre a lista dos principais investigados na Operação Cartola, deflagrada na madrugada desta segunda-feira (09) pela Polícia Civil e Grupo Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MPPB).

O primeiro da lista é o atual presidente da Federação Paraibana de Futebol, Amadeu Rodrigues. Na casa dele foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Foram recolhidos pela polícia aparelhos eletrônicos como celulares, notebooks, HD externo e pen drives. Uma vasta documentação também foi apreendida, como contratos firmados de negociações, documentos de clubes e da própria FPF.

O segundo alvo é a Federação, de onde foram recolhidos súmulas de partidas, escalas de arbitragem, ata de reunião, objetos relacionados ao sorteio da escala de arbitragem (globo do sorteio, bolas do sorteio), além de outros documentos.

Rosilene Gomes, ex-presidente da FPF, é o terceiro alvo da ‘Cartola’. A exemplo das apreensões feitas na casa de Amadeu, na de Rosilene foram recolhidos equipamentos eletrônicos, documentação relacionada à FPF, documentação relacionada a clubes de futebol, documentação relacionada à movimentação financeira do alvo, cartões bancários, contratos firmados e extratos bancários.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em três endereços de Rosilene Gomes. Um em João Pessoa, um em Cabedelo e um na fábrica de materiais esportivos – também na Capital.

Outros nomes investigados

AMADEU RODRIGUES – Presidente da FPF
FEDERAÇÃO PARAIBANA DE FUTEBOL (FPF)
ROSILENE DE ARAUJO GOMES – Ex-presidente da FPF
MARCOS SOUTO MAIOR – Advogado da FPF
JOSÉ RENATO (ZÉ RENATO) – Presidente da Comissão de Arbitragem
COMISSÃO ESTADUAL DE ARBITRAGEM (CEAF)
SEVERINO LEMOS (BINA) – Diretor de arbitragem da FPF
LIONALDO SANTOS – Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA DA PARAÍBA (TJDF)
ZEZINHO DO BOTAFOGO – presidente do Botafogo
MARAVILHA DO CONTORNO – Sede do Botafogo
GUILHERME CARVALHO (NOVINHO) – Vice-presidente do Botafogo
BRENO MORAIS – Vice-presidente do Botafogo
BRENO MORAIS / EMPRESA NORDIL
DR ALEXANDRE – Advogado e vice-presidente jurídico do Botafogo
FRANCISCO SALES – Diretor do Botafogo (filho de Novinho)
WILLIAM SIMÕES – Presidente do Campinense Clube
SEDE DO CLUBE CAMPINENSE
JUAREZ LOURENÇO – presidente do Treze
SEDE DO CLUBE TREZE
FABIO AZEVEDO – Dirigente do Treze
ALANKARDEC CAVALCANTI – Dirigente do Treze
JOSIVALDO GOMES – Presidente do CSP
CLUBE CSP
SEDE DO CLUBE ATLÉTICO DE CAJAZEIRAS
RENAN ROBERTO – Árbitro de futebol da FPF
ADEILSON CARMO – Árbitro de futebol da FPF
JOSE MARIA DE LUCENA NETTO (NETO) – Árbitro de futebol da FPF
ANTONIO CARLOS DA ROCHA (MINEIRO) – Árbitro de futebol da FPF
JOÃO BOSCO SÁTIRO DA NOBREGA – Árbitro de futebol da FPF
ANTONIO UMBELINO – Árbitro de futebol da FPF
DIEGO ROBERTO – Árbitro de futebol da FPF
EDER CAXIAS – Árbitro de futebol da FPF
TARCISIO JOSE DE SOUZA (GALEGUINHO) – Árbitro de futebol da FPF
LUIS FILIPE – Árbitro de futebol da FPF
ÁDGUERRO XAVIER – Árbitro de futebol da FPF
JOSE ARAUJO DA PENHA (ARAUJO) – Funcionário da FPF
LUCAS ANDRADE – Funcionário da FPF
SONIA ANDRADE – Funcionário da FPF
BENEDITO DA PENHA MEDEIROS JUNIOR (BENINHA) – Filho de diretor do Botafogo





















Por Amanda Gabriel e Luís Eduardo Andrade 

Nenhum comentário