Últimas Notícias

Coluna do Roberto C. Simões: Mitologia Grega, as moiras ( Cloto, Láquesis, e Átropos )



Nossos destinos já estão traçados, ou nós mesmos fazemos o nosso futuro?

    Os mitos muitas vezes nos ajuda a entender nossas relações com nós mesmos e com o mundo, as histórias contidas na mitologia são partes do comportamento da mente humana e de seus questionamentos sobre a vida, os mitos tem envolvido os homens em todas as épocas da história humana.

    Na mitologia grega as moiras cujo nome era CLOTO, LAQUESIS E ÁTROPOS, eram responsáveis por tecer a vida dos deuses e dos homens, eram três mulheres que fabricava, tecia e cortava o fio da vida dos mortais, as três deusas decidiam o destino individual dos gregos antigos, eram filha de NIX (a noite) e dominavam os deuses e os homens e nem ZEUS interferia nas suas decisões.

CLOTO, em grego significa fiar, CLOTO atuava como deusa do nascimento e do parto.

- LAQUESIA, significa sortear, puxava e enrolava o fio da vida.

- ÁTROPO significa inflexível, era considerada a mais velha das moiras, conhecida como INEVITÁVEL Ela é responsável por cortar o fio da vida.
   
As moiras representam um poderoso mistério que envolve nossas vidas, nunca paramos pra pensar nas causas das mudanças que ocorrem em nossas vidas e sim, em como vamos reagir a tais mudanças. As religiões lidam com esse tema do destino, há vários séculos, os temas discutidos levantam questões como; temos livre arbítrio, ou a um Deus que controla nossas decisões? Fatalismo, determinismo, efeito e causa, consequência, e o futuro? Alias, o futuro não existe? Está aberto? Ele é construído? Ele já esta lá? Se estiver, quem colocou? Pense nisso!


Por: Roberto C. Simões


Para interagir com o colunista, basta enviar uma mensagem para o blog – usando o Menu Contato – ou mandar um e-mail para robertocs90@hotmail.com

Nenhum comentário