Últimas Notícias

Coluna do Gutemberg Leite: O trabalho dos jornalistas



Quando eu era estudante de jornalismo ouvi algumas vezes dos professores que ''o jornalismo é o quarto poder''. Essa frase ''tiniu'' nos meus ouvidos. 

Temos, sim, os três poderes que regem o país: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

O poder da imprensa ou dos jornalistas está bem atuante.

Imaginem se nós, imprensa em geral, não estivéssemos atuando, publicando toda essa corrupção que assola o Brasil!

Com o trabalho da imprensa os corruptos fazem o que fazem, e dizem o que dizem de maneira cínica, imaginem se ela se calasse!
                                                                                                   
As tarefas da imprensa são difíceis.

Para quem não sabe, quando era presidente o decadente Luis Inácio Lula da Silva, já condenado a doze anos de cadeia pelo TRF4, ''estourou'' com o trabalho dos jornalistas.
O poder da imprensa abalou o poder executivo nacional.

Sucessivas reportagens de grandes veículos de comunicação do país tiraram o sono, na época, do então presidente.

Matérias da época já apontavam para a grande corrupção que o petista tentava esconder debaixo dos tapetes e lençois do Palácio do Planalto.
Ainda nem se pensava em Lava Jato...

Contudo, a ponta do iceberg já aparecia. Hoje o país se espanta com mensalão, petrolão, triplex, sítio de Atibaia...

De verdade, o poder da imprensa se torna terremoto quando atinge as esferas dos poderes.

Aí se pergunta: somos o quarto poder ou o primeiro?

Se abalamos os três, somos ,então, o primeiro!

O JORNALISMO É UM PODER DA SOCIEDADE.

A nós, jornalistas e radialistas, está delegado o poder de fiscalizar, denunciar, investigar os atos dos homens públicos e eles se incomodam com nosso trabalho.
Nossa missão é árdua. Perigosa...

No mundo político é certo o ditado '' o jornalista é um calo no pé dos político corrupto''.

Em seu livro ''Deu no New York Times'', o jornalista americano Larry Rohter fala do incomodo do então presidente Luis Inácio Lula da Silva com o trabalho da Imprensa. Escreveu ele na página 242:

''PLANO BRASILEIRO PARA DOMAR JORNALISTAS OS DEIXA AINDA MAIS REVIGORADOS.

Data: 6 de setembro de 2014.

Rio de Janeiro (RJ) __ Um plano do presidente Luis Inácio Lula da Silva, de criar um conselho nacional de jornalistas para regular a impetuosa imprensa do Brasil, tem provocados críticas aqui.

Empresas de mídia que seriam afetadas pelo projeto de lei classificam-no como a mais séria ameaça à liberdade de expressão no país desde que a ditadura militar de direita foi derrubada há duas décadas.

De acordo com a legislação, o conselho  teria poderes para ''orientar, disciplinar e fiscalizar'' os jornalistas__que seriam obrigados a se registrar no órgão__e seu trabalho.

As penalidades para violação de regras ou decisões do conselho iriam desde multas até a revogação do registro oficial de determinado repórter, o que impediria o infrator de trabalhar na profissão''...

No texto fica bem claro que o poder da ''impetuosa imprensa'' passou a incomodar o então presidente Lula da Silva que pretendia ''orientar, disciplinar e fiscalizar'' os profissionais de imprensa. Essa ditadura petista e lulistaà imprensa caiu.

Em outra parte do texto, no livro, o jornalista escreveu: '' o governo Lula está enfrentando uma série de alegações de corrupção e irregularidades administrativas, todas amplamente divulgadas pela mídia''.

Essas alegações e divulgações da imprensa incomodaram __e muito mesmo__ o então chefe do poder executivo brasileiro.

O jornalista continua: '' o Partido dos Trabalhadores chegaram à conclusão de que seu governo não pode ser criticado'', diz José Carlos Aleluia, líder da bancada  de um partido conservador de oposição no Congresso.

Alberto Dines, um jornalista, também escreveu um artigo (...) e Larry Rohter reescreveu em seu livro um fragmento na página 245: '' Num momento em que vem sendo acossado por uma saraivada de acusações, o governo não pode propor algo como isso, que prevê a punição de jornalistas''.

Assim se vê como o poder e o trabalho da imprensa incomoda os ''poderosos'' e como é relevante nossa missão, nosso trabalho de informar, denunciar e formar opinião.
Então, não podemos ser chamados de o quarto poder. Somos, em tese, o primeiro que abala os outros três em prestação de serviços à sociedade!

Essa é nossa missão.

Esse é nosso compromisso social.

Doa a quem doer.

JORNALISTAS POR FORMAÇÃO: RESPEITO PELA SOCIEDADE!!!

Para interagir com o colunista, basta enviar uma mensagem para o blog – usando o Menu Contato – ou mandar um e-mail para: Gutembergimprensa@hotmail.com - Gutemberleite46@gmail.com – Ou se preferi através do seu WhatsApp pessoal: 98625-5570.


#Coluna#jornalismoColaborativo#Óticasocial

Nenhum comentário