Coluna do Cleiton Duarte; Serra da Raiz, e suas contradições: Patriotismo?
Atualmente a maioria dos vereadores da câmara municipal de Serra da Raiz – PB colocaram para votação, um requerimento que obriga todas as redes de ensino do município a cantarem o Hino Nacional e Municipal pelo menos uma vez por dia. No entanto, quais são as contradições deste projeto que, portanto, já se encontra em fase de tramitação? Ser patriota é diabólico? Reconhecer as lutas obsoletas do Brasil é improdutivo para uma sociedade? Obviamente que não. Todavia, estando diante de uma cidade onde existem inúmeros problemas sociais, a saber, marginalização de áreas da cidade ordinariamente tidas como ‘favelas’, educação de péssima qualidade, uma economia monopolizada por pequenos empresários, e etc., vê-se, a partir desses pontos, que desviar a atenção da população para medidas como “obrigar uma pessoa a cantar o hino nacional” é uma singular contradição diante de todo esse retrocesso.
A atuação desse grupo de vereadores é no mínimo tendenciosa. Qual a razão ‘emergencial’ desse magnifico projeto? Que impacto sócio-educacional causará na sociedade serrana? De que forma esse projeto impulsionará a economia? Quais as principais oportunidades que serão ofertadas após sua concretização? Esse requerimento resolverá as adversidades da educação no município de Serra da Raiz? A turma de vereadores que tenta justificar a implantação desse ridículo requerimento, se utilizando de chavões sensacionalistas; querem transformar a cidade num admirável circo.
Há pessoas passando fome! Há pais de família que estão preocupados com a feira do mês! Há uma grande parcela de jovens entrando no mundo das drogas e do tráfico. Em razão disso, vocês estão preocupados em cantar o Hino Nacional? Canta quem quiser cantar. Não vivemos numa ditadura para sermos obrigados a se sujeitar a diminuta proposta. Vocês querem ser lembrados pelo que? Pelas idiotices generalizadas que vocês estão fazendo na cidade de Serra da Raiz? Nós pagamos os seus salários para que vocês sirvam aos interesses da população. Trazendo melhorias significativas para o bem estar, para a educação, cultura e desenvolvimento. Mas acredito que muitos que ocupam o cargo de vereador, sequer sabem o que significam essas coisas. Não faço apologia ao patriotismo ou respeito pelo Hino Nacional. Proclamo apenas que no molde de nossa atual esfera social, essa não seja uma “ideia genial”. Diga-se de passagem, que a ideia é apenas uma mascara para esconder o óbvio.
Para interagir com o colunista, basta enviar uma mensagem
para o blog – usando o Menu Contato – ou mandar um e-mail para
helveduarte@gmail.com.
Por: Cleiton Duarte

Nenhum comentário