Coluna do Roberto C. Simões: Somos honestos? Ou temos medo de ser pegos?
O ANEL DE GIGES (PLATÃO)
SOMOS HONESTOS? OU TEMOS MEDO DE SER PEGOS?
Certa vez, Giges estava trabalhando como pastor para Creso, um antepassado seu que na ocasião era rei da Lídia. De repente, um terremoto acompanhado de uma forte tempestade, tomou conta do ambiente, e a violência de tais eventos naturais rompeu o solo, abrindo uma fissura. Curioso, Giges desceu pela fenda e deparou-se com muitas coisas encantadoras. Dentre as quais, havia um cavalo de bronze, oco, com certas aberturas. Espiando por uma das tais aberturas, viu um cadáver nu que possuía um anel em um de seus dedos. Giges pegou o referido objeto, e então retornou para a superfície. Conforme ocorria todo mês, certo dia os pastores se reuniram para prestar contas ao rei. E como de costume, Giges (com o anel em um de seus dedos) preparou-se para participar de tal ato. Em certo momento, ele virou o engate do anel para dentro da mão e tornou-se invisível. Intrigado, girou-o para a direção contrária e tornou-se visível novamente. Giges, então, fez alguns testes com o anel e passou a dominar seu poder. A partir disso, escondido, começou a frequentar o palácio e tornou-se amante da rainha, com a qual assassinou o rei, tomando o poder para si.
Essa obra fantástica que esta no texto acima resumida, é retirada da obra de Platão ‘’ A República ‘’, que nos mostra valores como ética, moral, honestidade, e etc. Esses temas são abordados quando percebemos que Giges era honesto até conseguir o poder da invisibilidade, virando assim um assassino e usurpador. A pergunta que todos fazem é a seguinte; Somos honestos porque tememos a ser pegos? Nesses tempos de BBB, câmeras escondidas, flagrantes em tempo real, e vigilância 24 horas, porque com todo esse aparato ainda somos considerados um dos países mais desonestos do mundo? Pense sobre isso, e mande sua resposta para o blog.
Por: Roberto C. Simões
Para
interagir com o colunista, basta enviar uma mensagem para o blog – usando o
Menu Contato – ou mandar um e-mail para robertocs90@hotmail.com
Muito bom! Parabéns pela reflexão.
ResponderExcluirO Brasil está entre os paises mais desonesto do mundo devido a precariedade das leis, o que ocasiona o sujeito desonesto a cometer crimes mesmo com todo os aparatos para ser pego.
ResponderExcluirParabens Roberto pelo texto.
Verdade. Como diz a própria música composta por Roberto Simões "A justiça é cega"!
Excluir